Notícia RELEASE


Maternidade, culpa e pressão social

Para o bem e para o mal, a maternidade não é um comercial de margarina. Além de todo o esforço que é preciso para exercer tal função, a mulher se depara com fatores externos como o sentimento de culpa por achar que está errando com os filhos.

Mas não é só isso, existe ainda a pressão social que vem travestida de um julgamento “despretensioso” ou através de um “conselho amigo”. E normalmente a pressão vem daqueles cujas mães mais confiam: marido, irmãos, mãe e até das amigas.

Mas pasmem: não existe um manual funcional, de verdade, de como ser mãe. Sabe porquê? Porque cada mulher é de um jeito, traz consigo experiências pessoais e sentimentos que são só seus e o mesmo vale para os filhos.

Por isso, errar faz parte do processo de aprendizagem na relação entre mãe e filho, e ter essa compreensão pode te ajudar a lidar melhor com a pressão social.

Ser mãe é, dentre muitas coisas positivas, errar todos os dias também!

Pensando nisso, o Núcleo Evoluir listou algumas cobranças que toda mãe recebe para que possamos refletir e repensar a pressão social exercida sobre as mulheres a respeito de questões e decisões que só dizem respeito a elas:

- Aparência e Peso, em especial após a gestação;
- Segundo filho para fazer companhia para o outro;
- Descuido com os filhos;
- Queda de desempenho no trabalho após a gestação;
- Impaciência com filhos e marido;
- Forma correta de criar um filho;
- E inúmeras outras.